ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

2 de ago. de 2012

SOLTA O SOM !!!


SOLTA O SOM!!!

Foi lançado em abril deste ano nos Estados Unidos ‘Alive Inside: A Story of Music and Memory’, um documentário de Michael Rossato-Bennett, que conta com a colaboração de nomes como Oliver Sacks (neurologista, músico, conheci
do por livros com histórias comoventes de seus pacientes, e pelo filme Tempo de Despertar, com Robert De Niro); Bill Thomas (gerontólogo, músico, idealista da reformulação dos moldes de instituições de longa permanência); e Concetta Tomaino (pioneira da Musicoterapia americana, co-fundadora do Institute for Music and Neurologic Function).
Os idealizadores do filme lembram que Alzheimer e demência são uma realidade para uma população crescente e muitas vezes invisível, e que – apesar de bem intencionados – muitos lares não estão equipados para satisfazer plenamente as necessidades destes moradores. ’Alive Inside’ investiga o poder que a música tem de acessar memórias profundamente guardadas, ao mesmo tempo que busca respostas para perguntas como “de que modo eu gostaria de envelhecer?”, “o que podemos fazer por nossos entes queridos?”, “podemos fazer melhor?”.

Dan Cohen é um assistente social, que decide por um capricho levar iPods para um lar de idosos. Para sua surpresa e de toda a equipe, muitos moradores que sofrem de perda de memória severa parecem “despertar” ao ouvirem músicas de seu passado. Entusiasmado, Dan busca Oliver Sacks, e podemos então acompanhar suas investigações para desvendar os mistérios de como a música funciona em nossos cérebros e nossas vidas.

Veja abaixo um trecho do filme (infelizmente ainda sem legenda em português), que mostra depoimentos e reações que encantam a leigos e musicoterapeutas – mesmo estes estando acostumados a observar estas vivências no dia-a-dia de trabalho, há décadas constatando e pesquisando estas reações no mundo todo.
A intenção dos criadores é sensibilizar os sistemas de saúde e a população em geral, para estimular uma ampla adoção de programas personalizados de música em casas de repouso e atendimentos de home care, por serem intervenções de baixo custo e de fácil acesso.
Esperamos que as pessoas se inspirem e que se crie uma demanda popular para este tipo de tratamento, ampliando este espaço para a musicoterapia em processos mais estruturados (com sessões propriamente ditas) nos quais o musicoterapeuta trabalha junto desses pacientes e familiares que sofrem com doenças que afetam a memória e a identidade.

Como os próprios realizadores do projeto colocam, ‘Alive Inside’ é um dos filmes que se concentram em histórias simples, mas que ecoam em histórias maiores e levantam questões sobre como nós, como sociedade, cuidamos dos idosos e aflitos. O filme questiona “o que significa estar vivo por dentro?”, “quando deixamos de ser humanos?”, “o que é preciso para resgatar uma vida que se esvaiu?”.


http://www.youtube.com/watch?v=fyZQf0p73QM




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog