ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

27 de jul. de 2012

FAMILIARES E CUIDADORES

FAMILIARES E CUIDADORES DE DOENTES DE ALZHEIMER 

Cuidar de um doente de Alzheimer é uma tarefa difícil, que requer tempo e energia, e que muitas vezes recai sobre o familiar mais próximo. É assim uma responsabilidade que pode ter um enorme desgaste emocional e físico, especialmente se adicionado à angústia de ver alguém muito querido a perder as suas capacidades.
Enquanto que por um lado pode ser uma experiência muito recompensadora, por outro pode ser muito stressante e exigente. Novos desafios surgem à medida que o cuidador vai lidando com as alterações nas capacidades do doente e com novos padrões de comportamentos. Por exemplo, atividades básicas do dia-a-dia, como vestir, tomar banho e comer, tornam-se difíceis de gerir tanto para o doente como para o seu cuidador. Organizar e planear o dia-a-dia pode ajudar os cuidadores a lidarem com a situação.
O grande desafio do cuidador é desenvolver um ambiente capacitador, que suporte as rotinas de cuidados primários e minimize as perturbações do comportamento. Assim, é preciso reconhecer a importância e influência do cuidador na evolução da doença, particularmente na frequência e gravidade dos problemas comportamentais e deterioração das capacidades funcionais. 

Neste portal encontra-se disponível uma diversidade de informações e dicas que podem então ajudar o cuidador no dia-a-dia com um doente de Alzheimer. É, no entanto importante ter em conta que cada doente é único, bem como a progressão da sua doença, podendo por isso responder de forma diferente.

Os cuidadores podem então sentir uma diversidade enorme de emoções em resposta à doença, que são normais, mas podem conduzir a elevados níveis de stress. Estes têm assim um risco acrescido para desenvolver depressões e outras doenças, principalmente se não receberem apoio adequado por parte da família, amigos e até da própria comunidade. Por este fato, muitas vezes os cuidadores são referidos como sendo doentes secundários da doença de Alzheimer.
Conhecer e reconhecer os sinais de stress no cuidador tanto por parte deste, como de familiares e amigos é o primeiro passo para começar a tomar medidas, uma vez que um cuidador que está a atravessar por estes sintomas não consegue prestar os cuidados adequados ao doente. Ou seja, se o cuidador estiver a sentir alguns dos seguintes sintomas de stress deve procurar o bem estar tanto para seu próprio benefício como para o do doente ao seu cuidado.

Sinais de stress no cuidador 
• Negação no que diz respeito à doença e aos seus efeitos no doente; 
• Raiva para com o doente, de si mesmo e até dos outros; 
• Isolamento - não quer mais estar com os amigos ou participar em actividades que antes apreciava; 
• Ansiedade em encarar cada dia e no que diz respeito ao futuro; 
• Depressão - sentir-se triste e sem esperança a maioria do tempo;
• Exaustão - sentir-se sempre cansado e sem energias para enfrentar as tarefas do dia-a-dia. 
• Insônia - acordar a meio da noite, ter pesadelos, etc. 
• Reações emocionais, como por exemplo, chorar por questões mínimas ou estar sempre irritado; 
• Falta de concentração e dificuldade em acabar tarefas mais complexas; 
• Problemas de saúde como perder ou ganhar peso, ficar mais sujeito a gripes, etc. 

Tomar algumas atitudes e levar a cabo algumas acções podem aliviar um pouco o cuidador de forma a prevenir estas situações frequentes de stress. Cuidar de si próprio é um dos aspectos mais importantes para conseguir desempenhar eficientemente o seu papel!
É normal que o cuidador se sinta culpado por não poder fazer mais pelo doente, mas deve ter sempre em mente que os cuidados que presta ao doente fazem a diferença e que acima de tudo está a dar o seu melhor. Quando já não conseguir mesmo lidar com a situação é provavelmente altura de ponderar a hipótese de recorrer a serviços de apoio ao domicílio, a centros de dia ou até mesmo à institucionalização do doente, tanto para o bem-estar do cuidador como do doente. 

Atitudes a tomar que podem ajudar a reduzir o stress do cuidador 
• Apreender mais sobre a Doença de Alzheimer e tornar-se num cuidador informado 
Quanto mais souber sobre a doença, como esta afecta o doente, e estratégias para cuidar destes, mais preparado vai estar para comprender o doente e para enfrentar o seu dia-a-dia. Assim também vai conseguir ser mais realista quanto à doença de forma a ajustar as suas expectativas relativamente à evolução do doente.

• Ser realista quanto a si próprio e reconhecer as suas limitações como cuidador; 

• Aceitar os seus sentimentos 
O cuidador pode sofrer um misto de sentimentos no seu dia-a-dia e que podem ser confusos, mas é importante não esquecer que são reacções normais e que está a dar o seu melhor nos cuidados ao doente.

• Partilhar informações e sentimentos com familiares e amigos 
Se partilhar as informações acerca da doença bem como os seus sentimentos com familiares e amigos, contribuirá para uma maior compreensão por partes destes o que lhes permitirá prestar o apoio que tanto precisa. 

• Ser positivo e manter o humor sempre que possível 
Pensar no que pode fazer para ajudar o doente em vez de pensar no que não pode fazer, vai alterar a sua atitude no dia-a-dia.

• Cuidar de si próprio 
A saúde do cuidador é um aspecto importante! Assim é essencial fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico regularmente, relaxar, tirar algum tempo para si todos os dias, estar com os amigos, manter os seus interesses e hobbies e visitar regularmente o seu médico.

• Procurar ajuda 
Por vezes pode ser difícil pedir e aceitar ajuda, por pensarem que devem ser capazes de fazer tudo sozinhos. Contudo é importante saber que não precisa de fazer tudo e que pedir apoio não é um sinal de não ser um cuidador dedicado. Pode pedir apoio aos familiares e amigos, procurar apoio junto de profissionais ou até juntar-se a um grupo de apoio a cuidadores de doentes de Alzheimer onde pode partilhar os seus pensamentos e sentimentos.

Cuidadores bem preparados e informados, apoiados e em bom estado psicológico e fisiológico prestam melhores cuidados ao doente! 

Fonte Alzheimer Universal Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog