ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

26 de jul. de 2012

Esquecimento

Esquecimento

O "esquecimento" é o sintoma que algumas pessoas (crianças e adultos) experimentam, e que se manifesta como consequência de alguns comportamentos. Os principais são:

Impulsividade - Quando as pessoas "agem antes de pensar", movendo-se ou mudando de direção rápido demais. Elas estão fazendo uma coisa e então, de repente, começam a fazer outra. Quando agimos por impulso tendemos a perder a referência de memória, agindo muitas vezes inconscientemente. Por isso que algumas pessoas costumam se arrepender de algo que fizeram ou disseram. "Se eu pensasse melhor, jamais teria dito ou feito aquilo", costumam pensar.

Hiperatividade - Essas pessoas não conseguem ficar paradas. Elas estão constantemente se mexendo e irrequietas. A falta de foco desvia a atenção e muitas vezes há o risco de tentar prestar atenção em tudo e não se concentrar em "nada".

Falta de organização - Alguém tem que dizer ou mostrar a essas pessoas como fazer cada etapa. Ainda não conseguem executar tarefas mais complexas que exigem uma organização das atividades. A falta de uma sequência passo-a-passo abre a possibilidade de lapso de memória. Geralmente o cérebro não fica focado facilmente em algo por mais de seis minutos e por isso é importante prever os procedimentos para que uma tarefa seja realizada. Essa alternativa é vital para prevenir os "esquecimentos". Muitas vezes eu deixo um bilhete na porta de saída de meu apartamento, listando o que necessito levar ao meu consultório para o dia seguinte.

Distração - Essas pessoas ainda não conseguem ficar focadas em um pensamento ou tarefa. Geralmente, estão executando uma atividade e o menor ruído as interrompe. A distração age como um sabotador interno, mas é antes de tudo uma questão de manter foco. Uma maneira de começar a treinar isso é deixando acessível aos seus olhos, informando no que você deve e precisa manter a atenção naquele momento. As interrupções podem ser comuns em sua rotina e você precisará voltar sua atenção para o que é essencial no momento presente.

Esquecimento - Essas pessoas esquecem as instruções de tarefas as quais foram orientadas. Eles começam a fazer algo e podem, em seguida, esquecer o que deveriam fazer. O esquecimento pode ter como causa a falta de hábito de começar e terminar o que precisa ser feito. Por esse motivo, reforço que é importante adotar um comportamento vital, que você pode usar o tempo todo. A ideia é se questionar na medida adequada: "O que é realmente importante eu fazer agora?".

Procrastinação - É originária da dificuldade de iniciar e completar tarefas ou trabalhos. Essas pessoas estão constantemente adiando as tarefas. E quando adiamos algo essencial a ser feito, isso pode se tornar um hábito automático, porque o cérebro adora funcionar por repetição. Ou seja, acostumamos a não fazer o que precisa ser feito. Para acabar com esta tendência, uma dica é manter por escrito o que realmente é importante fazer e datar prazo para a conclusão das tarefas.

Quem tem a experiência de esquecer algo importante sofre medo de rejeição e abandono, porque sente e acredita que é "diferente" ou "esquisito". Além disso, ter lapsos de memória pode prejudicar o rendimento nos estudos, no trabalho e até na vida social.

Lindomar Cachoeira 
Programador Neurolínguístico, escritor, hipnólogo, parapsicólogo e mestre Reiki.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog