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26 de jul. de 2012

Comportamento agressivo

Lidar com o comportamento agressivo 

Se você estiver perto de alguém com demência, pode haver momentos em que você se depara com o comportamento agressivo. Isto pode ser muito angustiante. Esta ficha tem como objetivo auxiliar a compreensão sobre o que pode causar este tipo de comportamento e oferece algumas formas de lidar com ele. Isso deve se certificar de que acontece com menos frequência, e significa que você é mais capaz de gerir quando isso acontece. 

O que queremos dizer por "comportamento agressivo" em pessoas com demência? 
As pessoas que sofrem de demência podem, por vezes, se comportam de forma agressiva em uma ou mais das seguintes maneiras: 
• sendo verbalmente abusivo ou ameaçador 
• ser fisicamente ameaçador, como chutar ou beliscar 
• atacando violentamente a pessoas ou propriedades 
• exagerando a uma situação, ou tornar-se muito agitado como um resultado do que parece ser um retrocesso muito menor ou críticas. 

O que provoca comportamento agressivo? 
Existem muitas razões pelas quais uma pessoa com demência pode agir agressivamente, incluindo: 
• sentindo medo ou humilhado 
• sentindo-se frustrado por não conseguir entender os outros ou fazer-se entender 
• os efeitos físicos de demência, que pode ter reduzido o seu julgamento e auto-controle 
• perda de inibições e diminuição da consciência das regras sobre o comportamento apropriado aprendeu na infância. 

Lidar com o comportamento agressivo não é fácil, e não existem respostas simples. No entanto, é possível torná-lo menos de um problema através de um processo gradual de identificar o que desencadeia a agressão, e encontrar algumas maneiras eficazes de lidar com ele. É importante lembrar que todo o comportamento é uma forma de comunicação. Se podemos estabelecer rapidamente o que a pessoa está tentando se comunicar, pode impedi-los de se sentir frustrado e agir de forma agressiva. 

Ponta-chave: não tome isso pessoalmente 
Qualquer forma de agressão pode ser perturbador, mas a coisa mais importante a lembrar é que a pessoa não está sendo agressivo deliberadamente. O comportamento pode parecer estar voltado para você, mas que é, provavelmente, só porque você está lá.
O fato de que a pessoa é agressivo para você não significa que seus sentimentos em relação a você mudou - apenas que suas reações tornaram-se diferentes quanto a estrutura de seu cérebro mudou. 
Embora a emoção na raiz do comportamento agressivo pode persistir, a pessoa com demência vai, provavelmente, esquecer rapidamente os incidentes individuais. 

Abaixo está um plano passo-a-passo para gerir e chegar à raiz do comportamento agressivo. 

Passo 1: Encontrar maneiras de reagir a situações agressivas 

No longo prazo, a prevenção é a melhor solução para o comportamento agressivo (ver Etapa 3), tanto para você quanto para a pessoa com demência. Se uma situação de agressividade surge, não se culpe. Em vez disso, concentrar-se em lidar com a situação como calma e eficazmente quanto possível, usando as seguintes pontas. 
Na hora: 
• Antes de reagir, tomar uma respiração profunda, um passo atrás para dar espaço a pessoa, e contar até dez. Você pode precisar sair da sala até que você tanto se acalmou. 
Tente manter a calma e não entrar em uma discussão. Uma resposta aquecida provavelmente piorar a situação. 
• Tranqüilize a pessoa, e reconhecer que você pode ver que eles estão chateados. 
• Tente distrair sua atenção. 
• Tente não mostrar qualquer ansiedade, pois isso pode aumentar a agitação da pessoa - mas se você se sente ameaçado, é mais fácil dizer do que fazer. Você pode ser capaz de planejar algumas estratégias de antecedência que você poderia usar em tais situações. 
• Se a pessoa é fisicamente violento, dar-lhes muito espaço. A menos que seja absolutamente necessário, evitar o fechamento ou tentando conter alguém, pois isso pode piorar a situação. 
• Pergunte-se se o que você está tentando fazer para a pessoa realmente precisa ser feito naquele momento. Se você é capaz de dar-lhes um pouco de espaço, voltar em cinco ou dez minutos e tente novamente suavemente - você talvez capaz de evitar um confronto. 
• Se você precisar, pedir ajuda. 
Após o incidente: 
• Resista à tentação de punir a pessoa, por exemplo, retirar um deleite ou ignorá-los. A pessoa pode já não ser capaz de aprender com a experiência, e poderia esquecer o incidente muito rapidamente. No entanto, podem sentir uma sensação geral de mal-estar por algum tempo. Tentar a comportar-se normalmente, e ser tão tranquilizando quanto possível. 
• Se incidentes agressivos são freqüentes ou preocupante, discuti-las com um profissional, como um psiquiatra especializado em pessoas mais velhas ou uma enfermeira comunidade psiquiátrica. Eles podem ser capazes de oferecer apoio e sugerir outras formas de lidar com a situação. 
• É melhor não abordar o comportamento agressivo com drogas, pois estes podem suprimir o comportamento sem abordar sua causa, e pode aumentar a confusão da pessoa. No entanto, se parece haver nenhuma outra opção, o médico deve prescrever a dose mínima, e rever o tratamento com regularidade. 

Etapa 2: Exercite-se o que desencadeia o comportamento agressivo 

Uma vez que o calor do momento já passou, levará algum tempo para pensar sobre o que aconteceu e por quê. Pense novamente para outros tempos quando a pessoa tornou-se agressivo, e os eventos que parecia levar para suas explosões. Criar uma nota após cada incidente pode ajudá-lo a lembrar. Você consegue identificar os gatilhos comuns? Isso pode lhe dar uma pista sobre o que está incomodando a pessoa. Use a lista abaixo para lhe dar algumas idéias. 

As pessoas com demência podem se tornar agressivos se: 
• eles se sentem frustrados, sob pressão ou humilhado porque eles não são mais capazes de lidar com as demandas da vida quotidiana. Pode levar uma pessoa com demência mais tempo para processar as informações e responder às situações do que antes, e isso pode ser muito angustiante 
• eles sentem que a sua independência ou a privacidade está ameaçada. Ser forçado a aceitar a ajuda com as funções íntimas, tais como lavar, vestir-se ou ir ao banheiro pode ser estressante, compreensivelmente, como a maioria de nós tiveram de privacidade nessas áreas da vida desde a infância 
• eles sentem que estão sendo julgadas ou criticadas porque se esqueceu de alguma coisa ou ter cometido um erro no preenchimento de uma tarefa diária 
• eles se sentem perplexos e ansiosos, porque há muito barulho, há muitas pessoas ao redor, ou houve uma mudança de uma rotina familiar 
• eles se sentem nervosos ou ameaçado porque eles não reconhecem certos lugares ou pessoas. Eles podem ser convencidos de que eles estão no lugar errado ou que um parente é um estranho que invadiu sua casa 
• eles estão assustados por um ruído súbito, vozes agudas, movimentos bruscos ou uma pessoa se aproximando deles por trás, sem aviso 
• eles estão em desconforto físico ou dor, eles estão entediados, ou mesmo simplesmente sede. 

Passo 3: enfrentar os gatilhos 

Usando o que você aprendeu na Etapa 2, tentar encontrar maneiras de evitar ou minimizar as situações que desencadeiam o comportamento agressivo da pessoa. Algumas das soluções podem ser simples - por exemplo, certificando-se a pessoa tem sempre muita coisa para beber. Outros podem requerer uma reflexão um pouco mais. 
Dicas para prevenir o comportamento agressivo: 
• Se a pessoa com demência não parece estar lidando bem, reduzir todas as demandas e verifique se eles têm uma rotina sem pressa e sem stress. 
• Tente lembrar que a pessoa pode não entender o que você está tentando fazer e porquê. Sempre que possível, explicar as coisas com calma e em frases simples, permitindo que o tempo a pessoa mais a responder do que precisaria antes da demência. 
• Encontre maneiras discretas para oferecer ajuda sem parecer para assumir. Guia ou solicitar a pessoa, e quebrar as tarefas em etapas facilmente gerenciáveis, de modo que eles podem fazer o máximo possível para si. 
• Tente não criticar, e fazer o seu melhor para esconder a irritação que você sente. Evite situações em que a pessoa é definido até a falha. Elogie as conquistas, e se concentrar nas coisas que a pessoa ainda pode fazer, ao invés do que não é mais possível. 
• Cuidado com os sinais de alerta, tais como o comportamento ansioso ou agitado ou inquietação, e tomar medidas imediatamente para ajudar a pessoa a se sentir mais calma e sossegada. 
• Encontre atividades para estimular o interesse da pessoa, e certifique-se que tomar bastante exercício físico. 
• Certifique-se que a pessoa tem exames regulares de saúde, e consultar o médico imediatamente se eles parecem estar doente ou em desconforto. 
Se parece haver um padrão para o comportamento e você está encontrando dificuldades para lidar, não sofrer em silêncio - procurar aconselhamento profissional. 

Passo 4: Tire um tempo para lidar com seus próprios sentimentos 
Mesmo se você não conseguir levá-la pessoalmente, um incidente de comportamento agressivo pode muito bem deixá-lo sentir-se bastante instável, e ao longo do tempo este tipo de comportamento pode deixá-lo sentir-se exausto e angustiado. Encontrar maneiras de se ajudar a recuperar, tanto imediatamente após um incidente e, no longo prazo, e toque em fontes de apoio. 

Tente não reprimir seus sentimentos ou ressentimentos - encontrar formas de falar sobre as coisas. Se você perder o seu temperamento, não me sinto culpado - lembre-se, você está sob grande estresse - mas não discutir as coisas com um amigo, profissional ou outro cuidador que pode ser capaz de sugerir formas de lidar com tais situações com mais calma. 
Tente estas sugestões: 
• Conversar sobre as coisas ou simplesmente ter uma xícara de chá com um amigo, parente ou vizinho. 
• Tire algum tempo para relaxar em seu próprio país. 
• Fale com o GP enfermeira comunitária, psiquiátrico ou outro profissional. 
• Se você é um cuidador , juntar um grupo de prestadores de cuidados para compartilhar experiências e oferecer apoio mútuo. 
• Ligue para uma linha de apoio, participar de um fórum de discussão on-line ou ver um conselheiro. 

Fonte Alzheimer Society


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