ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

6 de dez. de 2012

QUEM VAI CUIDAR DOS IDOSOS QUE AMAVAM OS BEATLES?

QUEM VAI CUIDAR DOS IDOSOS QUE AMAVAM OS BEATLES?



Frase esquisita para se começar um texto, um post!

Mas a verdade é que mesmo os Beatles sobreviventes, Paul McCartney e Ringo Starr, já passaram dos 70 anos. E fazem parte de uma geração que nasceu durante ou logo após a 2ª guerra mundial. Esta geração foi chamada de Baby-boom, devido ao enorme contingente de crianças nascidas nesta época, fruto da nova era de esperança e de prosperidade do pós-guerra.

Só no Brasil, de 1945
a 1960, nasceram seguramente mais de 20 milhões de crianças!

Daqui a 15 anos (passam rápidos!), teremos seguramente 32 milhões de brasileiros idosos. Muitos contarão com 80 e 90 anos. Aí vem a pergunta: o Brasil está se preparando para cuidar desta grande massa de idosos? Haverá geriatras e profissionais de saúde para ajudar a cuidar de tantos idosos dependentes, que por certo virão?

A proposta do FACEBOOK CUIDAR DE IDOSOS é justamente incentivar e acalorar este debate, fazendo com que os gestores de saúde, os profissionais de saúde, os idosos e as famílias apresentem suas contribuições e seus posicionamentos para tão grave situação que se descortina em futuro tão breve!

Na verdade, temos que começar agora, no presente, a formar uma cultura de apoio e de valorização da pessoa idosa. Assim, cria-se uma necessidade de planejamento e de articulação para as propostas que estão surgindo nas câmaras municipais, no Congresso Brasileiro, nos conselhos municipais da pessoa idosa, nos grupos recreativos da terceira idade, nas ligas acadêmicas de geriatria e gerontologia e, principalmente nas próprias conferências municipais, estaduais e nacional da pessoa idosa.

Márcio F. Borges - geriatra
Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) – Regional Minas Gerais

Postado por Daisi Oliveira de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog