ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

25 de dez. de 2012

PRODUÇÃO DE NEURÔNIOS



SEU XIXI PODE PRODUZIR NEURÔNIOS

Pesquisadores chineses descobriram que estrutura presente em nossa urina pode gerar células neurais


Células progenitoras neurais formadas a partir da urina humana


Um estudo da Academia Chinesa de Ciências descobriu que nossa urina pode se transformar em neurônios. Segundo um estudo publicado na Nature Methods, células descartadas quando vamos ao banheiro podem ser reprogramadas para gerarem células cerebrais. Os resultados da pesquisa podem mudar a maneira com que nos relacionamos com doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. 

A primeira vantagem desse método é que as células criadas por ele se adaptam ao organismo de maneira muito que as células-tronco. Além de todo o dilema moral envolvido nesse processo, há o risco da formação de tumores no corpo da pessoa que recebeu as células-tronco. 

O experimento funcionou assim: as células epiteliais dos rins foram isoladas da urina e transformadas em células-tronco pluripotentes induzidas – um tipo de unidade estrutural que pode ser “forçada” a se tornar qualquer tecido humano. Essa transformação levou 12 dias – metade do tempo habitual. 

Na realidade, a urina gera células progenitoras neurais, que são percussoras dos neurônios. Essas estruturas podem ser dividas e replicadas em laboratório. No caso, um rato recém-nascido foi utilizado. As células foram transportadas para o seu cérebro e o comportamento foi exatamente o esperado: elas sobreviveram e se dividiram sem nenhum problema. Daí, o otimismo de médicos e cientistas. 

Outro fator que contribui para esse ânimo em torno da possibilidade de usar a urina na criação de células cerebrais é que, além da urina poder ser recolhida de praticamente qualquer paciente, retirá-la é um método muito mais simples e menos invasivo que tirar sangue ou recolher amostra de tecido dos pacientes. 


por Redação Galileu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog