ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

20 de out. de 2012

EXERCITAR A MEMÓRIA PODE SER DIVERTIDO



EXERCITAR A MEMÓRIA PODE SER DIVERTIDO CONFIRA:

Algumas técnicas nos ajudam a aprender, mas quando o assunto é memória, outra técnica entra em ação: a mnemônica. A maioria das pessoas encontra dificuldade para memorizar certas coisas, como números de telefone, RG, endereços, listas. Para facilitar essa memorização, podemos usar a mnemônica, ou seja, frases ou até mesmo histórias associadas às inf
ormações a ser memorizadas. 

Faça um teste: tente memorizar rapidamente a lista de compras abaixo e, depois de algum tempo, tente relembrá-la:

Provavelmente algum item ficará faltando. Mas, se você criar uma história com os itens da lista, ficará mais fácil memorizá-la. Por exemplo, tente imaginar a cena desta história:

Um saco de Arroz estava bebendo detergente tranquilamente com a Sra. Abobrinha e o Sr. Limão. Quando menos esperavam, a Escova de Dente vermelha apareceu, toda suja de farinha de trigo, dizendo que o Leite e o Óleo estavam brigando. Mais que depressa, o Arroz, a Sra. Abobrinha e o Sr. Limão montaram um plano e chamaram alguns amigos para ajudar na separação da briga. O Queijo Ralado entrou em ação derramando queijo em cima do Óleo e do Leite para dificultar o movimento de ambos, mas a briga continuou. Então, a Dna. Rúcula e a Dna. Alface vieram voando e agarraram cada um, tentando assim separá-los.

Com a história, fica mais fácil lembrar os itens da compra até mesmo depois de um bom tempo.

Agora que você já conhece a técnica da mnemônica, coloque em prática com outras listas para decorar. E não se esqueça de criar a história desenhando-a em sua mente. Não custa nada tentar. Além disso, “a prática leva à perfeição”!

NOTA
Hal Pashler é professor de ciências cognitivas na Universidade da Califórnia, em San Diego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog