ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

20 de out. de 2012

CAPACIDADE DE MASTIGAÇÃO E O RISCO DE DEMÊNCIA

PESQUISA LIGA CAPACIDADE DE MASTIGAÇÃO AO RISCO DE DEMÊNCIA



Você consegue morder uma maçã? Se sim, você pode estar mais propenso a manter sua capacidade mental, de acordo com um novo estudo desenvolvido pelo Karolinska Institutet, na Suéc
ia. 

Com o envelhecimento da população, quanto mais velhas as pessoas se tornam, maior o risco de deterioração das funções cognitivas como a memória, a habilidade para tomar decisões e de resolver problemas. A pesquisa indicou muitos fatores que podem contribuir com este quadro, e muitos estudos mostram a relação entre a ausência de dentes e a perda das funções cognitivas e o maior risco de demência.

O fato de não ter dentes ou ter poucos dentes torna a mastigação difícil, o que pode causar a redução do fluxo sanguíneo para o cérebro. Agora, um grupo composto por pesquisadores do Department of Dental Medicine and the Aging Research Center (ARC) no Karolinska Institutet e na Karlstad University vem estudando essa relação com uma amostra de 557 pessoas, com 77 anos ou mais.

Eles descobriram que os que mostraram dificuldade para mastigar alimentos duros como maçã estão mais expostos ao risco de desenvolver deficiências cognitivas. A correlação permanece mesmo quando são administrados fatores como sexo, idade, nível escolar e problemas de ordem mental, variáveis que geralmente impactam nesse sentido. Os dados foram publicados no Journal of the American Geriatrics Society (JAGS). 

Fonte: Terra saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog