ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

11 de jan. de 2013

IDENTIFICADO ELO ENTRE ALZHEIMER E DEPRESSÃO

BRASILEIROS IDENTIFICAM ELO ENTRE ALZHEIMER E DEPRESSÃO 

Estudo realizado em camundongos concluiu que neurotoxinas presentes na fase inicial do Alzheimer causam depressão


Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram o mecanismo molecular responsável pela associação entre a doença de Alzheimer e depressão. Até então desconhecido, a descoberta foi publicada na revista Molecular Psychiatry.

O estudo realizado em camundongos concluiu que os oligômeros de abeta, neurotoxinas responsáveis pela perda de memória na fase inicial do Alzheimer , quando presentes em maior quantidade,são capazes de levar a sintomas de depressão. E o transtorno depressivo é manifestação psiquiátrica mais comum do paciente com Alzheimer.

Logo, para testar hipótese de que eles também provocam depressão, os cientistas aplicaram a toxina no cérebro dos camundongos, e após serem submetidos a testes, comportamentos agressivos foram identificados. Mediante o tratamento com fluoxetina, o quadro foi revertido.

Segundo o cientista e pesquisador Sergio Ferreira, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, a fluoxetina também teve efeitos positivos na memória. E que agora, o desafio é entender por que os oligômeros também levam à depressão. “Observamos que eles induzem uma reação inflamatória no cérebro dos animais. É possível que essa reação esteja levando à depressão, mas os dados ainda não permitem garantir isso.”

O neurologista Ivan Okamoto, da Academia Brasileira de Neurologia, explica que mesmo que não tem histórico de depressão e desenvolve um quadro depressivo com mais idade está propenso a desenvolver Alzheimer.

Devido a revista pertence ao mesmo grupo que publica a Nature, a publicação ganha possibilidades de maiores investigações sobre a eficácia da indicação de antidepressivos em fases iniciais do Alzheimer.

Fonte: Estadão - 07.01.2013



Postado por Daisi Oliveira de Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog