Exame de sangue poderá detectar Alzheimer precocemente
De acordo com os pesquisadores, marcador pode ajudar na criação de exames de rotina a baixo custo. Nos primeiros testes, o índice de acerto foi de 80%
Um novo método não invasivo e de baixo custo se mostrou eficiente na detecção precoce da doença de Alzheimer. Publicado nesta terça-feira no periódico Molecular Psychiatry, o estudo conseguiu identificar um marcador biológico presente no sangue que é detectado antes dos primeiros sintomas da doença. Com a detecção precoce, dizem os pesquisadores, será possível desenvolver terapias que ajudem a retardar o início do Alzheimer.
Para tentar encontrar uma alternativa mais viável, a equipe da pesquisadora Samantha Burnham mediu os níveis de biomarcadores (substâncias que indicam a presença da doença) no sangue de pacientes com alta concentração de beta amiloide neocortical (NAB), em comparação àqueles com baixa concentração dessa mesma substância. É conhecida a relação entre NAB e a doença de Alzheimer, mas aferição deste indicador é cara e invasiva, uma vez que exige biópsia do cérebro.
Fonte: Revista VEJA
Postado por Daisi Oliveira de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário