ONDE ENCONTRAR:

C O N T A T O : CLAUDIOCALDASFARIA@GMAIL.COM CLAUDIOKALDAS@GMAIL.COM

16 de mai. de 2013

CHECK-UP NEUROLÓGICO:

CHECK-UP NEUROLÓGICO: QUANDO E POR QUÊ FAZER?


Existe um conceito universal em medicina que diz que é melhor prevenir do que remediar. Doenças e maus hábitos descobertas e tratadas a tempo reduzem o risco de problemas mais graves e tratamentos mais complexos. É nesse cenário que surge o conceito do Check-up, já tão consagrado no ramo da Ginecologia (no caso das mulheres), da Urologia (no caso dos homens) e principalmente na Cardiologia. Mas será que não está na hora de cuidarmos da mesma maneira da saúde do nosso cérebro?

O check-up não é apenas um conjunto de exames aleatórios feitos a partir de certa idade. É uma oportunidade de reconhecimento e modificação de riscos e hábitos individuais, alterando a cadeia de eventos que pode levar a agressão neurológica.

Ainda segundo o especialista o processo de check-up Neurológico inclui uma entrevista médica (com detalhado histórico do paciente e familiares), exame clínico e neurológico (incluindo teste cognitivos em alguns determinados pacientes) e eventualmente exames (seja de sangue, dos vasos ou mesmo da estrutura cerebral em si).

Pegamos o exemplo do AVC (acidente vascular cerebral). É uma ocorrência aguda e potencialmente muito grave que pode levar a morte ou a sequelas. Ele não ocorre do acaso, é fruto de um conjunto de doenças que são por vezes silenciosas, tais como a hipertensão arterial, distúrbios do colesterol, diabetes, arritmias cardíacas silentes, acúmulo de gordura na parede dos vasos, etc… 

Além obviamente de hábitos que são por vezes negligenciados por nós como sobrepeso, alimentação inadequada, inatividade física, tabagismo, etc… O check-up direcionado e o controle adequado “trata” o AVC antes que ele ocorra.

Algumas doenças ocorridas com familiares podem ser expressão facilitada na gente por um mecanismo conhecido como predisposição genética. Por isso é importante conhecer suas predisposições para se empenhar o quanto antes na redução do impacto delas no aparecimento das doenças.

O Dr. Leandro cita outros exemplos de doenças que podem ser percebidos pelo médico e ter seu curso alterado após um check-up personalizado: aneurisma cerebral, distúrbios da tireoide, pequenos tumores, carência de determinadas vitaminas (como a vitamina B12), sífilis crônica, infecções pela hepatite C e HIV (que podem ficar silentes por muitos anos), sinais leves de Parkinson ou Alzheimer, etc… .

Por isso fica a dica, atenção para os seus hábitos e para as doenças silenciosas. Consulte sempre um profissional de confiança e não tenha medo de procurar doenças. Afinal, o desequilíbrio não constatado hoje, pode dar as caras amanhã. Seu cérebro agradece.

Medicina USP – Neurologia clínica



Postado Por Daisi Oliveira de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Pesquisar este blog