Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico, é o que diz a ABRAz(Associação Barsileira de Alzheimer).
Uma preocupação que atualmente atinge a todos é o que fazer com essa doença? o importante é se cuidar, mesmo que não queira acrescentar em sua rotina, é importante se consultar com o médico. Muitas perguntas são feitas, apesar de lermos constantemente sobre assunto ainda sim, temos dúvidas. Então vamos esclarecer um pouco mais sobre esse assunto que prende tanto nossa atenção.
O que é o Alzheimer?
Uma doença neuro-degenerativa que se agrava com o tempo também conhecida como demência ou perda de funções cognitivas( memória, orientação, linguagem, atenção) causada pela morte das células cerebrais. Quando diagnosticada no início é possível retardar o seu avanço e ter um controle melhor sobre os sintomas. Atenção, não confunda o Alzheimer com loucura.
Qual a diferença entre Demência e a loucura?
- A loucura ou insânia, segundo a psicologia é uma condição da mente que está relacionada a doenças psiquiátricas como a esquizofrenia, psicose, transtornos psicóticos. As alterações de pensamento como delírios, novas realidades como a pessoa dizer que é Deus ou outra pessoa, de percepções como as alucinações sejam visuais ou aditivas.
- A demência é a perda das funções cerebrais como memória e raciocínio. Faz com que a pessoa fique confusa podendo não lembrar de nomes, pessoas, podendo ocorrer também alterações de personalidade e convívio social. Provocam alteração da memória de curta( refere-se ao que a pessoa fez nos último dias ou horas) ou longa duração (diz respeito ao aprendizado, as lembranças de infância e dos últimos anos) esses fatores estão associados ao raciocínio, capacidade de calcular, escrever.
Qual a causa da Doença de Alzheimer (DA)?
Infelizmente não se conhece bem a causa, geralmente costuma atingir pessoas com idade mais avançada, mas ela pode desenvolver-se precocemente, por volta dos 50 anos. As pesquisas continuam.
Como identificar os sintomas da DA?
Perda de memória;
Dificuldade de atenção;
Problemas de linguagem;
Dificuldade nas funções motoras;
As habilidades como: panejamento, organização, observação e resolução de um problemas ficam comprometidas;
Apatia;
Depressão;
Distúrbios do sono podendo apresentar dificuldades em dormir;
Ansiedade;
Alteração de apetite.(podendo esquecer as principais refeições);
Irritabilidade/agitação/agressividade;
Delírios e alucinações;
Imitação ou o comportamento infantil;
Descuido com a aparência e higiene pessoal;
Dificuldade em se vestir
Existe cura para a doença?
Pesquisas continuam mais ainda não foi encontrada a cura. O tratamento ajuda a minimizar os sintomas caudados pela doença. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença será menos difícil ter controle sobre ela.
Quais exames podem ser pedido para diagnosticar a DA?
Geralmente os exames variam de caso a caso. Estes são solicitados de acordo com a avaliação clínica do indivíduo. Os exames mais solicitados são:
Exames laboratoriais: hemograma completo, sódio, potássio, ureia, creatinina, vitamina B12, dosagem dos hormônios da tireóide, fígado.
Exames de imagem: tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, Spect.
Como se prevenir?
Os médicos recomendam manter a mente ativa, uma boa vida social, ter hábitos saudáveis. Você pode estimular sua memória lendo constantemente intercalando os tipos de leitura: história, literatura, reflexiva. Os jogos de concentração ajudam muito e divertem também , além da convivência com grupos de pessoas para troca de experiências.
Existe uma alimentação específica para a Doença de Alzheimer?
Não existe uma dieta restritiva . O que se indica é uma alimentação saudável, consumo de nutrientes para preservar os neurônios e alimentos antioxidantes que combatem os radicais livres.
O que fazer para lidar com a agressividade?
Tentar identificar os fatores do ambiente que podem estar causando a agressividade e minimizá-los. Algumas situações que podem colaborar com a irritabilidade: ruídos excessivos, ambiente onde as pessoas falam muito alto ou gritam. O importante é manter a tranquilidade, calma.
Ter esquecimentos significa estar com Alzheimer?
Não. Lembre-se sempre que a DA tem como caraterística a perda de memória, dificuldade com a fala ocorrendo repetição da mesma pergunta ou ideia, dificuldades nos movimentos, entre outros fatores.
Com tudo isso, vamos fazer nossa parte cuidando de nossa saúde e das pessoas que amamos. Compartilhem essa leitura para ajudar outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário